O exame laboratorial de sangue Anti LKM 1 é usado para ajudar no diagnóstico de hepatites crônicas autoimunes, que é uma doença inflamatória crônica que ocorre no fígado. Veja aqui para que serve este teste e como deve ser jejum e coleta do sangue para obter um resultado correto.
Anti LKM 1 é um teste útil para apoiar o diagnóstico da hepatite auto-imune tipo 2. O teste baseia-se na pesquisa de anticorpos contra a fração microssomal de fígado e rim. O auto-antígeno alvo, na maior parte dos casos, é a proteína do citocromo CYP450 2D6 (LKM-1).
A hepatite crônica autoimune, baseado na presença de anticorpos, normalmente é separada em 3 grupos: O tipo I que é a doença mais comum em torno de 60 a 70%, sendo que se caracterizada pela presença de anticorpos antinucleares e antimúsculo liso. No tipo II, um pouco menos freqüente, entre 10 e 20 casos em milhão, se caracteriza pela presença de anticorpos específicos contra antígenos KLM e a ausência de anticorpos antinucleares e antimúsculo liso. Enquanto, o tipo III se caracteriza devido a presença de anticorpos contra antígenos hepáticos solúveis (SLA).
O teste anticorpos anti-músculo liso (ASMA) ajuda no diagnóstico de pacientes com hepatite auto-imune tipo 1 e 3, Já os anticorpos anti-mitocôndria estão geralmente presentes nos pacientes com cirrose biliar primaria, e anticorpos anti-LKM estão presentes na hepatite auto-imune tipo 2.
Como é a coleta para o exame anti LKM 1, jejum e material para o teste
Se o médico solicitou este exame, será necessário realizar um jejum de no mínimo 8 horas antes da coleta do sangue, e no intervalo entre mamadas para lactentes. O material que será coletado é sangue, retirado da veia do braço.
Resultado normal e alterado – Valores de referência
O resultado normal para o teste é negativo. Não reagente : ausência de anticorpos.
E reagente : presença de anticorpos, é um resultado positivo. Normalmente o resultado é liberado dentro de 1 a 3 dias.
Anticorpos anti-LKM-2 antigamente foi associados com a hepatite medicamentosa causada por Ticrynafen (Acido tienilico), não mais vendido. Anticorpos anti-LKM-3 estão associados à hepatite crônica Delta em 13% dos casos.