O formato RSS (Really Simple Syndication) usa a tecnologia XML (extensible markup language), que tem se tornado cada vez mais popular na internet para a distribuição de conteúdos informativos.
Com o padrão RSS, o usuário pode receber todo o conteúdo produzido por diversos sites diretamente em programas específicos (reunidas em uma só página), sem precisar entrar nos endereços de cada site. É só fazer as assinaturas (por enquanto não pagos) dos serviços para receber as notícias todos os dias e em tempo real. Em todos os blogs você vai encontrar o endereço (assine rss), e depois de assinado toda vez que o blog recebe um novo artigo ou post você já recebe também automáticamente na sua página pessoal.
Os arquivos RSS – que também são conhecidos como feeds – trazem o título o resumo ou a notícia completa. Ao clicar no título ou em “Leia mais” (dependendo do programa usado), o programa de navegação abre a página com a notícia. Com isso, o leitor só abre as notícias que quiser ler.
Para usar a novidade, é preciso ter instalado no computador um leitor de RSS. Há diversos deles disponíveis na internet, como o FeedReader e o RSSReader, para Windows, o NetNewsWire, para Mac, e o TV RSS, para Linux.
Quem não quiser instalar software pode usar ferramentas de RSS que funcionam no próprio programa de navegação, como o Bloglines é só fazer o cadastro (este post explica como) e depois colocar o endereço url (rss) do site ou click e ver as notícias.
Se você tem uma conta no google (conta orkut) é fácil e simples, na página do google reader você entra e insere os dados que você já tem ou cria uma conta e será levado para a página e click em Add subscription e inserir o endereço que você copiou lá no blog ou site que tem as notícias que quer ler e esta página será atualizada periodicamente com as notícias mais novas.