Novas descobertas que indicam uma forte relação entre as bactérias presentes no intestino com o metabolismo do colesterol, fundamental para estudos e produção de novos medicamentos no futuro.
Pesquisadores da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostram que o metabolismo do colesterol é regulado por bactérias no intestino delgado.
O colesterol é o principal fator de risco para doença cardiovascular, por isso é fundamental um controle rigoroso sobre ele – realizar consultas com seu médico clínico geral ou cardiologista, fazer exames laboratoriais de colesterol total e frações com frequência, dieta saudável e exercícios físicos.
Influência de bactérias intestinais na saúde humana e doenças é uma área muito explorada atualmente. Um nome de respeito nas pesquisas, e um dos lideres neste estudo, Fredrick Bäckhed, investiga como as bactérias do intestino estão ligadas a doenças de estilo de vida, tais como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Estudo publicado no prestigiado jornal Cell Metabolism, mostram que as bactérias do intestino reduzem a síntese de ácido biliar no fígado por sinalização através de uma proteína conhecida como o receptor FXR, no intestino delgado.
As drogas que reduzem os níveis de colesterol tem, nos últimos anos, diminuído doença cardiovascular e consequentemente mortes. Dizem autores do estudo – Avançamos, mostramos como as bactérias do intestino regulam a formação de ácidos biliares a partir do colesterol.
Novas pesquisas podem identificar as bactérias específicas que afetam a proteína FXR sinalização no intestino, isso poderia levar a novas formas de tratar diabetes e as doenças cardiovasculares, diz Fredrik Bäckhed, professor da Academia Sahlgrenska, da Universidade de Gotemburgo, que liderou o estudo.