No hospital a inserção de cateter IV é um procedimento médico comum, mas que requer treinamento, a coordenação motora necessária para inserir um cateter IV é muito exigente, especialmente em crianças e recém-nascidos, isso muitas vezes causa dor, angústia e frustração nos pacientes e na própria equipe de trabalho em algum momento.
Para atender a essa necessidade, a Universidade Hebraica de Jerusalém e estudantes médicos do Centro Médico Hadassah, em conjunto, participando do programa de Biodesign, criaram um dispositivo portátil semi-automático para a inserção rápida e segura IV. Chamado Sagiv, o dispositivo usa mira infravermelha e sensoriamento elétrico para identificar as veias, inserir a agulha no local correto, e retirá-lo em um movimento robótico simples e rápido.
O protótipo que o grupo desenvolve, com base no projeto do estudante de engenharia Lev Lavy, já foi testado com sucesso em crianças na enfermaria pediátrica do Hadassah Medical Center.
“Inserção de um catete IV é um procedimento exigente, e muitas vezes as crianças precisam ser picado 5, 6 ou mais de 10 vezes para a inserção bem-sucedida”, disse o Dr. Yotam Almagor, especialista clínica do grupo. Isso leva a um monte de dor e frustração.
“Nós tivemos muitos pais animados pedindo que utilize o dispositivo”, disse Almagor. “As crianças que costumavam ser picado várias vezes em cada visita, agora pode ser conectado em uma única tentativa.”