Segundo um novo estudo o adiamento da cirurgia eletiva, após um paciente estar internado no hospital aumenta consideravelmente o risco de complicações provenientes de infecções, consequentemente os gastos com o paciente também ficam maiores.
O estudo ocorrido nos EUA (seg. HealthDay News) direcionou atenção para os doentes que desenvolveram infecções pós-operatório de três tipos comuns de cirurgias eletivas, as infecções foram pneumonia, infecções do trato urinário, sepse pós-operatória e infecções de sítio cirúrgico. Para cada tipo de cirurgia, as taxas de infecção foram muito menores quando o procedimento foi realizado no dia que a paciente foi encaminhada para o hospital.
Estes estudos realizados nos EUA, certamente quando o paciente internado aguardava por uma cirurgia que fora adiada, era em local adequado, sob boas condições de higiene, agora vamos imaginar qual seria a gravidade dos resultados do estudo se fosse realizado nas condições que a maioria dos hospitais públicos, e até mesmo muitos privados no Brasil, que pacientes aguardam por cirurgias em corredores, enfermarias apertadas cubículos com vários pacientes, falta de pessoal para manter as condições de higiene ideais, certamente as taxas de infecções seriam muito maiores.
Voltando aos resultados dos estudos nos EUA, as taxas de infecção após uma cirurgia de revascularização, por exemplo, foi de 5,7% quando a cirurgia foi realizada no dia da admissão, em comparação com 18,2% quando a cirurgia foi realizada seis a 10 dias após a admissão.
O custo médio para os procedimentos cirúrgicos pesquisados foram também muito inferiores quando a cirurgia foi realizada no dia da admissão, em comparação com a espera de alguns dias.
Vários fatores podem contribuir para complicações pós-operatórias, incluindo idade e problemas de saúde que coexistem, ambiente, estrutura de apoio ao paciente, procedimentos, materiais, mas a simples permanência intra hospitalar contribui para efetivar ou desencadear infecções hospitalares.
Segundo CDC algumas das coisas que os hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde podem fazer para impedir infecções do sítio cirúrgico estão relacionadas a seguir. Trabalhando sempre em conjunto com a CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
- Limpe as mãos e braços até os cotovelos com um agente anti-séptico antes da cirurgia.
- Limpe as mãos com água e sabão ou um gel à base de álcool antes e depois de cuidar de cada paciente.
- Se indicado, remover cabelos imediatamente antes da cirurgia usando tosquiadeiras elétricas se o cabelo é na mesma área em que o procedimento irá ocorrer.
- Usar toucas especiais, máscaras, aventais e luvas durante a cirurgia para manter o campo cirúrgico limpo.
- Quando indicada, antibióticos antes da cirurgia, iniciar medicação. Na maioria dos casos, tomar antibióticos durante 60 minutos antes do início da cirurgia e o antibiótico deve ser interrompido dentro de 24 horas após a cirurgia.
- Limpe a pele no local da cirurgia com um sabonete especial que mata os germes.
O que o paciente pode fazer para ajudar a prevenir infecções no sítio cirúrgico:
Antes da cirurgia:
- Informe o seu médico sobre outros problemas médicos que possa ter. Os problemas de saúde como alergias, diabetes e obesidade pode afetar a sua cirurgia e seu tratamento.
- Parar de fumar. Os pacientes que fumam adquirem mais infecções. Converse com seu médico sobre como você pode sair antes da cirurgia.
- Não raspar perto de onde você vai ter a cirurgia. Raspar com uma navalha pode irritar a pele e torná-lo mais fácil de desenvolver uma infecção, realizar apenas na hora do procedimento, se indicado.
Após a cirurgia:
- Solicitar lavadores de mãos próximos.
- Familiares e amigos que visitam você não devem tocar a ferida cirúrgica ou curativos.
- Familiares e amigos devem lavar as mãos com água e sabão ou um gel à base de álcool antes e depois de visitá-lo. Se você não vê-los lavar as mãos, pedir-lhes para limpar as mãos.
- Certifique-se de entender como cuidar de sua ferida antes de sair do hospital.
- Sempre lave as mãos antes e depois de cuidar de sua ferida.
- Certifique-se de saber quem contactar se tiver questões ou problemas depois de chegar em casa.
- Se você tiver quaisquer sintomas de uma infecção, como vermelhidão e dor no local da cirurgia, a drenagem, ou febre, ligue para seu médico imediatamente.