Muito mais que uma crise econômica, o sobe-e-desce das bolsas pelo mundo, incertezas, perdas e instabilidade no mercado interno e externo, tem causado uma verdadeira avalanche na vida de muitas pessoas, causando perturbação emocional. Mais do que dinheiro, os americanos, principalmente, estão perdendo a tranqüilidade e em alguns casos, a estabilidade financeira.
Todas estas dúvidas e perdas têm causado um aumento considerável no número de pessoas que procuram os centros de saúde, disse um funcionário do órgão de saúde americano em uma entrevista na TV. As pessoas estão muito ansiosas e isso afeta outros membros do grupo familiar, a esposa e o marido se desentendem, filhos se tornam mais agressivos.
Outro problema que os americanos relatam com maior freqüência nos institutos de saúde durante consultas estão relacionados ao sono, conseguem dormir poucas horas durante a noite, ou nem isso.
O estilo de vida dos americanos faz com que tenham um foco sempre na conquista, financeira, principalmente, e quando começam a perder confiança, se tornam mais vulneráveis, a imunidade fica baixa, saúde passa a ser prejudicada.
Aqui no Brasil não estamos nem um pouco longe de entrar em uma fase parecida, o problema é que aqui o sistema de saúde ainda é falho, trata apenas o sintoma aparente, isso quando consegue ter acesso a algum tratamento, apesar de sabermos que quem necessita do sistema de saúde geralmente não tem grandes somas financeiras aplicadas, mas de uma forma ou de outra sempre acaba afetando as condições econômicas e conseqüentemente emocionais da população.
Portanto, o melhor é manter a calma, fazer as refeições na hora certa e comer alimentos saudáveis, durante as horas de descanso esqueça o trabalho, sem deixar de lado os exercícios físicos, favorecem o corpo e a mente.